10º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional e III Congresso Ibérico de Terapia Ocupacional

A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO), está a organizar o 10º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional e IIIº Congresso Ibérico de Terapia Ocupacional  Congresso Nacional de Terapia Ocupacional, em Almada, no Fórum Romeu Correia.

Esperamos que os profissionais de saúde, com destaque para os Terapeutas Ocupacionais, participem neste evento que se prevê integrador de saberes e experiências inovadoras e consistentes levando à promoção e desenvolvimento da Terapia Ocupacional.

A Terapia Ocupacional tem vindo a crescer progressivamente ao longo dos seus mais de 100 anos de existência e, embora recente na área da saúde, quando comparada com outras, tem um corpo de saberes próprio, fundamentado e alicerçado na Ciência Ocupacional, que lhe confere todo um corpo de saberes especifico e inconfundível.

A visibilidade da Terapia Ocupacional é toldada pelo facto da sua intervenção ser deveras diversificada, abrangendo todo o tipo de pessoas, de todas as idades, crenças, géneros e com as mais diversificadas condições de saúde. Esta característica deve-se ao facto do terapeuta ocupacional atuar diretamente ou indiretamente na pessoa, no ambiente ou na ocupação. Ocupação esta que passa pelo brincar, na criança, pelas atividades do dia à dia necessárias à manutenção na nossa saúde e sobrevivência, como a higiene, a alimentação, a intimidade, o laser e o trabalho.

É pois um mundo diversificado onde os terapeutas ocupacionais procuram, promover a participação das pessoas em atividades que as mesmas identificam como essenciais para o seu bem estar e saúde. É este o nosso compromisso e fazê-lo com o profissionalismo e qualidade pretendidos para uma profissão de saúde. Desta forma “Qualidade na Diversidade: Um Compromisso de Futuro”, é o mote para este congresso onde esperamos contar com a sua participação.

Elisabete Roldão

Presidente da APTO